O estilo de vida tem sido o maior foco para se explicar ou justificar uma vida mais feliz, mais saudável. O grande problema de tudo isso, é identificar quais os verdadeiros hábitos que nos atrapalham a estar de bem consigo mesmo e com as outras pessoas.
Neil Nedley, no seu livro
Como Sair da Depressão, fala da necessidade de mudança de hábitos, e que sem isso não tem como se chegar a um estágio mais saudável de vida, mais alegre, mais feliz.
Achei interessante a dica que Neil nos fornece de três passos para uma vida mais feliz... Acrescenta ainda que mesmo parecendo difícil algumas mudanças, os resultados finais serão uma vida muito mais cheia de prazer e de significados. Os passos que a mesma nos incita a seguir são:
- Uma análise de sua vida;
- Desejo de mudar;
- Coragem de embarcar em um novo plano para a sua vida.
Prendo-me agora às três palavras mais fortes desses passos apresentados acima, a ANÁLISE, o DESEJO e a CORAGEM.
Imaginemos agora, se aquela garota,
Suzane Von Richthofen, tivesse feito uma ANÁLISE das consequências futuras do seu ato, talvez vivesse em condições melhores hoje, não teria sido considerada uma morta civil para a justiça. Digamos também que no caso
Bruno, goleiro do flamengo, se sua namorada tivesse controlado o DESEJO incontido de tentar se aproveitar do dinheiro e da fama do goleiro, talvez estivesse ainda viva e feliz com seu filho. E por fim, se aquele pescador do caso
Mercia Nakashima, não ousasse de sua CORAGEM, o caso não teria sido desvendado e a família não estava gozando, apesar de que não eliminar a dor da perda, de uma satisfação em ver o assassino da sua filha sendo processado e pagando pelo que cometeu.
Olha só como algumas atitudes simples podem, significativamente, fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Podemos agora fazer uma ANÁLISE e comparar se a vida que levamos hoje, se os problemas e dificuldades que enfrentamos, estão próximos do nível de problemas que essas pessoas citadas acima estão sofrendo. Quando conseguimos enxergar que nossa vida não está tão mal assim é que surge a possibilidade de nascer dentro de nós o DESEJO de mudança, de que algo precisa ser feito para que as coisas mudem para melhor. Diante desse sentimento nos resta uma única saída... a CORAGEM de levantar a cabeça, erguer os ombros, olhar pra frente e continuar a caminhada, pois como disse Neil Nedley não é fácil a mudança, mas é a única alternativa que temos para conseguirmos uma vida mais esperançosa, alegre e feliz.
ANÁLISE, DESEJO e CORAGEM pode ser a saída para a uma vida mais saudável... em todos os sentidos.