Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

sábado, 30 de outubro de 2010

Você gosta de Lazanha???

Hoje o dia aqui em casa é de lazanha!!!... Estou aqui morrendo de fome e esperando um amigo para almoçar. Adivinhem quem foi o mestre cuca dessa manhã!!! ... rsrs ... Não sou muito bom nos dotes culinários, mas até que a lazanha que faço ninguém tem reclamado. Eu fiz uma imensa e acompanhada de uma saladinha crua, sem este acompanhamento as calorias nos fazem explodir!!! Quem sabe um dia eu não faça uma gigantesca e convide a todos os leitores desse blog para uma pequena degustação aqui comigo, mas se quiserem cometer o pecado da gula também pode... rsrsrs.

Um bom feriadão para todos. Vão viajar?... Cuidado com as estradas!
Cheiro carinhoso!!!

A Inveja é lastimável !!!

JustificarInveja... Eis um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana. Trata-se de um dos vícios que mais causa sofrimento à humanidade. Na época de Jesus, os invejosos eram os fariseus e os saduceus... Já sabem no que deu. Invejoso também foi Judas que por vantagens e ao se ressentir do carisma que o mestre possuía naturalmente pelas pessoas, resolveu, sem precisar lançar mão de artifícios, poses e posturas afetadas, entregá-lo por quase nada, trinta moedas... Enquanto tem outros e outras que por inveja fazem o serviço de graça.
Quantos reis e rainhas, mas também homens simples e de bem, honestos e de boa reputação não foram massacrados, mortos em circunstâncias misteriosas, isso tudo, efeito direto desse sentimento imoral chamado “Inveja”.
A inveja é uma das facetas do instinto de destruição degenerado, pois ela conduz o invejoso ao extermínio, ao transtorno e à ruína de si mesmo.
Aos leitores desse blog deixo um alerta: Cuidado!!! Muito cuidado com aqueles que não conseguem controlar a inveja... Sempre se mostram corteses, educados e sorridentes na sua presença, mas quando e têm oportunidades falam mal, tentam denegrir a sua imagem e atingÍ-lo com comentários e achismos infundados sobre sua pessoa e sobre os outros... O pior é que no final das contas estão sempre se escondendo atrás do anonimato. Geralmente nos invejosos falta a coragem de assumirem e se responsabilizarem pelos seus pronunciamentos.
CUIDADO... A INVEJA MATA!!! Seria bom se pudéssemos identificar essas pessoas que nos rodeiam, pois na sua grande maioria são exímios atores, e ainda tem aqueles que se escondem atrás de ferramentas e circunstâncias que facilitam a execução do seu terrível e repugnante sentimento de morte... a Inveja.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Na sua vida são só flores?????

O estilo de vida tem sido o maior foco para se explicar ou justificar uma vida mais feliz, mais saudável. O grande problema de tudo isso, é identificar quais os verdadeiros hábitos que nos atrapalham a estar de bem consigo mesmo e com as outras pessoas. Neil Nedley, no seu livro Como Sair da Depressão, fala da necessidade de mudança de hábitos, e que sem isso não tem como se chegar a um estágio mais saudável de vida, mais alegre, mais feliz.
Achei interessante a dica que Neil nos fornece de três passos para uma vida mais feliz... Acrescenta ainda que mesmo parecendo difícil algumas mudanças, os resultados finais serão uma vida muito mais cheia de prazer e de significados. Os passos que a mesma nos incita a seguir são:
- Uma análise de sua vida;
- Desejo de mudar;
- Coragem de embarcar em um novo plano para a sua vida.
Prendo-me agora às três palavras mais fortes desses passos apresentados acima, a ANÁLISE, o DESEJO e a CORAGEM.
Imaginemos agora, se aquela garota, Suzane Von Richthofen, tivesse feito uma ANÁLISE das consequências futuras do seu ato, talvez vivesse em condições melhores hoje, não teria sido considerada uma morta civil para a justiça. Digamos também que no caso Bruno, goleiro do flamengo, se sua namorada tivesse controlado o DESEJO incontido de tentar se aproveitar do dinheiro e da fama do goleiro, talvez estivesse ainda viva e feliz com seu filho. E por fim, se aquele pescador do caso Mercia Nakashima, não ousasse de sua CORAGEM, o caso não teria sido desvendado e a família não estava gozando, apesar de que não eliminar a dor da perda, de uma satisfação em ver o assassino da sua filha sendo processado e pagando pelo que cometeu.
Olha só como algumas atitudes simples podem, significativamente, fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Podemos agora fazer uma ANÁLISE e comparar se a vida que levamos hoje, se os problemas e dificuldades que enfrentamos, estão próximos do nível de problemas que essas pessoas citadas acima estão sofrendo. Quando conseguimos enxergar que nossa vida não está tão mal assim é que surge a possibilidade de nascer dentro de nós o DESEJO de mudança, de que algo precisa ser feito para que as coisas mudem para melhor. Diante desse sentimento nos resta uma única saída... a CORAGEM de levantar a cabeça, erguer os ombros, olhar pra frente e continuar a caminhada, pois como disse Neil Nedley não é fácil a mudança, mas é a única alternativa que temos para conseguirmos uma vida mais esperançosa, alegre e feliz.
ANÁLISE, DESEJO e CORAGEM pode ser a saída para a uma vida mais saudável... em todos os sentidos.

domingo, 24 de outubro de 2010

Não sei onde vão parar com tanta bobagem!!!!

Estava eu ouvindo rádio quando uma chamada promocional me prendeu a atenção... O nome da promoção era "Eu quero meu salário" ... Se você ligasse para a rádio e acertasse qual a nova música da banda Fogo na Saia ... rsrsrsrs ... concorreria a "um salário mínimo e um dvd por mês durante um ano" (o engraçado é que não fica claro se é um salário mínimo todo mês por um ano ou se ganha somente o valor de um salário mínimo e um dvd todo mês ... rsrsrsrs). Perdoem-me os fãs desse grupo, banda, sei lá o quê, mas nunca vi uma promoção mais ridícula que essa!!! NÃO SEI ONDE VÃO PARAR COM TANTA BOBAGEM!!!

O Maracujá te causa algum efeito quando consumido?

Maracujá, na língua tupi, quer dizer "alimento dentro da cuia". No Brasil possuem mais de 150 espécies nativas e é o maior produtor mundial do fruto. As flores só permanecem abertas por um único dia. É um fruto rico em minerais e vitaminas, principalmente A e C, além de vitaminas do complexo B. É rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro e também uma boa fonte de carboidratos.
Mais o que quero falar é que ele pode até não fazer efeito nenhum pra muita gente com referência a dar sono, mas pra mim é só sentir o cheiro... Nossa! Acho que vou capotar antes de desligar o computador, e é porque nem tomei muito, foram só três copos de suco... rsrsrs. Sou maluco por tudo que é de maracujá, principalmente do suco, mas infelizmente é um fruto que me dopa. Toda vez que tomo fico lesado, antes do sono e depois dele por um tempo... rsrs. Aqui em casa só fazem a tentação líquida, a droga, o alucinógeno, o sonífero no Sábado, porque eu não permito que se faça em um outro dia, detalhe, não existe ninguém que faça um suco de maracujá tão gostoso como minha mãe... o problema é o medo que sinto de dormir um dia correspondente a cada copo e só acordar agora três dias depois!!! ... rsrsrsrs... exagerado!!!
Mais eita frutinha boa viu!!! E tem receita de tudo feita com ela. O suco do maracujá pode ser consumido como refresco ou ser empregado no preparo de pudins, sorvetes, geléias, compotas, licores, e, claro, na famosa e tradicional batida de maracujá.
E quanto a você, o maracujá te causa algum efeito quando consumido?

Era só um Papai Noel de chocolate... Natal é só em dezembro mesmo!!!

JustificarOntem saí com minha filhota para alugar uns DVDs e assistir com ela em casa. Quando saímos da locadora entramos numa farmácia bem próxima para consultar um caixa eletrônico, enquanto isso minha princesinha se dirigiu prontamente para uma seção de chocolates que havia em uma das prateleiras do estabelecimento. Com um pirulito na boca, que ganhou da mulher da locadora e aquele sorriso desconfiado, apontava-me o papai noel feito de chocolate... imaginem, pedindo claro... Criança faz outra coisa na vida? Disse a ela que não ía comprar porque já estava chupando pirulito. Saímos em seguida.
Sabe aquela dor quando cheguei em casa de que poderia ter comprado o chocolate da minha filha... Pois bem, essa dor está me corroendo até agora... rsrsrs... Claro que não transmiti isso pra ela, mas amanhã eu vou lá e comprarei dois... não!!!... Na verdade, vou comprar três, dois pra ela e um pra mim. Vamos comer juntos!!!

sábado, 23 de outubro de 2010

"No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim"

Existe uma música que se chama Acima do Nível do Mar cantada pelo Catedral que gosto muito, e em um dos seus trechos a música diz: "sei que a tempestade dará lugar a um dia de sol". Já perceberam que na natureza é sempre assim mesmo, depois de um dia de muita chuva e nublado, quando tudo cessa, uma hora o sol desponta no céu e o dia se torna outro, mais animador, alegre e iluminado.
Na verdade o post foi para unir o trecho da música com uma frase de Fernando Sabino que recebi por email de uma pessoa muito especial que dizia o seguinte: "No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim". Se observarmos o fim do dia nublado acontece justamente quando o sol adentra às nuvens.
A pergunta é...: Você está passando por momentos na vida que parecem nublados, escuros, desanimadores e que parece não terem mais fim?... fica tranquilo(a), logo logo os raios do sol aparecem e esses momentos se vão. Assim como o período de chuvas, que nubla de vez em quando o nosso céu, chega uma hora que acaba para que a outra estação comece. Tudo tem um fim... e nós a oportunidade de recomeçar!!!

Não precisamos de conselhos, mas de repensar os nossos comportamentos!!!

Muitas vezes nós queremos mudar um comportamento, um hábito, largar um vício e não conseguimos. Então, ficamos pensando, dizendo coisas negativas para nós mesmos, sentindo-se incompetente, sem força de vontade, sem perseverança, e continuando a repetir sempre os mesmos padrões que fazem continuar aquele comportamento, hábito ou vício. Isto acontece porque erradamente pensamos que quem comanda a nossa vida é nossa mente consciente. Por uma questão estrutural, nossa mente consciente não pode comandar tudo, pois ficaria muito sobrecarregada e não suportaria toda a carga de trabalho. Sabemos que a grande carga de responsabilidade de nossa vida está sob o comando do inconsciente, uma parte muito inteligente e poderosa, alimentada uma vida inteira por nossas experiências de vida, sejam elas positivas ou negativas, pois o mesmo influencia o meu e o seu comportamento com critérios bem diferentes dos estabelecidos pelo consciente. É por isso que é difícil mudar.
Algumas sensações, imagens e sons ficaram gravados de tal forma em nossa mente, que ainda hoje causam influências sobre nossa vida. Não sabendo disso, nós lutamos contra o que não conhecemos de fato, o inconsciente, e ao invés de entrar em sintonia com ele, aprender e agir com outros comportamentos, ficamos operando o tempo todo a mesma programação que aprendemos e nos foi imposta desde a infância.
Se a nossa mente gerou no passado algo desfavorável, ela também pode gerar o inverso, algo favorável. Depende de como reajustamos essa programação interna que insiste em continuar atuando e controlando nossas atitudes e decisões. As vezes só começamos a ter esse vislumbre quando sofremos muito, e feliz daqueles que começam a ter e perceber que alguma coisa precisa ser feita.
O significado do que acontece conosco é dado pela moldura que colocamos ao nosso redor. Mude essa moldura que o significado também mudará. Sendo mudado o significado, os comportamentos também mudam. Assim nós teremos maior liberdade de escolha e nos tornaremos mais autoconfiantes, produtivos, e também nos livraremos dos comportamentos limitantes, aumentamos a autoestima, e manteremos o comando de nossa vida. Encerro com uma afirmação de um grande profissional, Francisco Teixeira, que diz: "Não precisamos de conselhos, mas de repensar os nossos comportamentos".

Sente-se uma vítima?

O psicoterapeuta e especialista em reprogramação mental Francisco Teixeira, escreveu com muita propriedade sobre o "sentimento de vítima" quando diz ser um sentimento que faz a pessoa sentir-se esmagada pelo mundo externo, inferior à realidade. Vê a realidade apenas em seus aspectos negativos: o que não pode, não sabe, não dá certo. Não consegue encontrar a solução para seus problemas. Culpa os outros pelo que está acontecendo consigo: transfere seus problemas para os outros, ou para as circunstâncias do mundo externo.
A vítima quer mudar as outras pessoas e é intolerante com elas, usando sempre a manipulação. Acomoda-se no sofrimento e sua postura perante a vida é a reclamação. Coloca-se fraca e dominada perante as outras pessoas. Transforma dificuldades em conflitos e a vida em um beco sem saída. Joga no passado a responsabilidade pelo que está acontecendo no presente. Sente mágoa e ressentimento pelas pessoas que “a fazem sofrer”.
O sentimento de vítima causa medo de mudar, pois é cômodo não ter que mudar. Quem o tem responsabiliza os outros por suas próprias responsabilidades. Lida com a parte da realidade que permite chantagear, manipular e responsabilizar os outros. Reveste-se de máscara para evitar assumir a realidade.
A pessoa que se sente vítima quer que o outro seja aquilo que ela não consegue ser. O indivíduo com sentimento de vítima se vinga dos outros querendo vê-los sofrer. Considera-se perfeito, modelo, exemplo, capaz de ditar a verdade para os outros. Nunca aprende a escutar: só quer falar. Você se considera vítima? Cuidado!!!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Você é fã de um cafezinho???

Lendo uma parte do livro que ganhei de um amigo, escrito por Neil Nedley falando de alimentos que podem ajudar ou prejudicar a nossa mente e o nosso corpo, deparei-me com uma parte que me causou preocupação... Tudo isso porque aqui em casa são verdadeiros viciados. Olha só o que encontrei sobre a cafeína:
1- Tendência de produzir dependência;
2- Pode produzir reações de abstinência da droga;
3- Pode causar ou agravar doenças psiquiátricas;
4- Prejudica o desempenho físico e mental;
5- Interfere no sono;
6- Pode influir no risto de outras doenças que, por sua vez, exercem efeitos sobre os lobos frontais através de estresses físicos e mentais;
7- Pode produzir efeitos de impacto sobre as dimensões sociais e espirituais do caráter.
Nossa!!!... Aqui em casa o pessoal é doente por café, menos eu, ainda bem. Quem já veio aqui já sabe disso... Esse é um alerta que vou fazer com urgência. Então fica aí a dica para os que são viciados num cafezinho... rsrsrs.

Instantes e amigos que nunca morrerão e nem se apagarão com o tempo!!!

JustificarAi que saudade de um "instante" tão louco que vivi... Foi um instante de praticamente 11 meses, mas o suficiente para marcar com momentos completamente fora do comum para uma vida inteira. Já viveram tempos assim na vida?
Hoje me bateu uma saudade imensa de alguns amigos, das loucuras que fazíamos na madrugada para canalizar a correria e as perturbações do dia-a-dia. Respirávamos todos o mesmo ar e bem pertinho um do outro. Era um lugar bonito, diferente e muito frio, mas que também guardava e nos proporcionava muitas aflições. A saudade, na verdade, é dos momentos que cantávamos ao som do violão na casa de um; do aniversário surpresa altas horas da noite na casa do outro; os trabalhos em equipe (sempre a mesma equipe); discussões, ensaios e confecção de telas para os muitos seminários que fazíamos (detalhe... cada um tinha uma função, fui eleito o digitador de todos os slides. Ai!... Era um saco!!!). Outros momentos eram mesmo só pra jogar conversa fora, mas principalmente os de engordar... Nossa!!!... Como inventávamos coisas pra comer... E quase sempre na madrugada, juntávamos todos, sem exceção. Fim de semana era regado a beju e suco de cupuaçu numa cidade vizinha, um carrinho que ficava no meio de uma praça, isso quando não inventávamos festinhas onde cada um levava algo pra comer!!! ... Que saudade! ... Que saudade!
Queridos... amigos é muito bom... o que seria da minha vida, dos privilegiados momentos que vivi, da minha memória e da minha história se não fossem os grandes amigos que passaram, os que permanecem e os que virão. Aproveito para deixar uma frase que adoro de Samuel Johnson: "Se um homem não trava novas amizades à medida que avança na vida, logo se descobrirá sozinho". Tendemos as vezes a nos sentir sozinhos, mas se essa sensação doer na alma não se reserve a buscar um amigo para sorrir e também compartilhar o seu momento. Não necessitamos de muitos amigos, só precisamos do suficiente para não nos sentirmos sós. Ai que saudade que me bateu hoje de alguns!!!!

Eu sou Neurótico!!!!

Tenho um livrinho que quase todos os dias o consulto para ler algumas frases. É uma obra feita com a parceria da Fundação Cel. Octávio Miranda e o Jornal O Dia, chama-se O Livro do Sucesso. Hoje, deparei-me com uma frase que ainda não tinha pensado sobre o seu conteúdo e achei muito interessante. Ela é de um escritor francês chamado Marcel Proust que diz: "Tudo de grande que conhecemos veio dos neuróticos... O mundo nunca tomará consciência do quanto deve a eles, e nem, acima de tudo, do quanto eles sofreram a fim de outorgarem suas dádivas ao mundo".
Lendo um artigo que fala sobre a Neurose e Auto-estima pude perceber que a neurose é uma tendência a experimentar emoções negativas, passeando assim por um leque delas, como ansiedade, hostilidade, depressão, baixa auto-estima, impulsividade, e até os sentimentos de medo, tristeza, raiva, culpa e repugnância por algumas coisas e até pessoas. O que mais achei interessante é que esses rompantes emocionais interferem diretamente na adaptação do indivíduo a determinadas situações e ambientes, inclusive a grupos de pessoas e a relacionamentos interpessoais, e dependendo do nível em que se encontra essa característica predispõe o ser a idéias e ações irracionais e a um menor controle dos impulsos.
Se observarmos bem e tomando por base o que se foi estudado sobre esse assunto, e sabendo que a nossa personalidade é um produto do ambiente social, podemos perceber que em muitos momentos temos todas as características de um neurótico. Nesse contexto e numa exposição a fatores e mecanismos que relaciona aquelas características formais da personalidade com essas emoções negativas, descritas acima, nos põe na iminência de nos tornarmos verdadeiros neuróticos a qualquer momento... se é que já não somos... rsrsrs.
Nos resta tomarmos cuidado com o nosso temperamento, as nossas prioridades, os alimentos da alma e principalmente com o que estamos desenvolvendo em nossa personalidade, com os nossos relacionamentos e as nossas ações no meio social em que estamos inseridos. Não se nasce neurótico... as pessoas tornam-se neuróticas.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O perdão não modifica o passado!!!!!!!!!

JustificarO título desse post é uma frase escrita de caneta vermelha que encontrei em um dos meus livros.
...
"O perdão não modifica o passado". Acrescento: ...No entanto, não podemos esquecer que o presente poderia ser diferente e o futuro também.
...
Perdão!... Não sabemos de fato como descrevê-lo; e nem caracterizar com propriedade como acontece no íntimo!!!