Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Eu sou Neurótico!!!!

Tenho um livrinho que quase todos os dias o consulto para ler algumas frases. É uma obra feita com a parceria da Fundação Cel. Octávio Miranda e o Jornal O Dia, chama-se O Livro do Sucesso. Hoje, deparei-me com uma frase que ainda não tinha pensado sobre o seu conteúdo e achei muito interessante. Ela é de um escritor francês chamado Marcel Proust que diz: "Tudo de grande que conhecemos veio dos neuróticos... O mundo nunca tomará consciência do quanto deve a eles, e nem, acima de tudo, do quanto eles sofreram a fim de outorgarem suas dádivas ao mundo".
Lendo um artigo que fala sobre a Neurose e Auto-estima pude perceber que a neurose é uma tendência a experimentar emoções negativas, passeando assim por um leque delas, como ansiedade, hostilidade, depressão, baixa auto-estima, impulsividade, e até os sentimentos de medo, tristeza, raiva, culpa e repugnância por algumas coisas e até pessoas. O que mais achei interessante é que esses rompantes emocionais interferem diretamente na adaptação do indivíduo a determinadas situações e ambientes, inclusive a grupos de pessoas e a relacionamentos interpessoais, e dependendo do nível em que se encontra essa característica predispõe o ser a idéias e ações irracionais e a um menor controle dos impulsos.
Se observarmos bem e tomando por base o que se foi estudado sobre esse assunto, e sabendo que a nossa personalidade é um produto do ambiente social, podemos perceber que em muitos momentos temos todas as características de um neurótico. Nesse contexto e numa exposição a fatores e mecanismos que relaciona aquelas características formais da personalidade com essas emoções negativas, descritas acima, nos põe na iminência de nos tornarmos verdadeiros neuróticos a qualquer momento... se é que já não somos... rsrsrs.
Nos resta tomarmos cuidado com o nosso temperamento, as nossas prioridades, os alimentos da alma e principalmente com o que estamos desenvolvendo em nossa personalidade, com os nossos relacionamentos e as nossas ações no meio social em que estamos inseridos. Não se nasce neurótico... as pessoas tornam-se neuróticas.

5 comentários:

  1. Pessoas inteligentes, que param para analizar situações pensam na vida. Elas sofrem muito mais que as outras ai vem medo faz a depressão, ansiedade... acho saudavel. pronto falei. ( Sandra Carneiro)

    ResponderExcluir
  2. Todas as pessoas expressam, em algum momento, alguma característica de neurose. O que varia é a situação, o local e a intensidade.
    Quem nunca foi um cadinho neurótico que atire a primeira pedra.
    :D

    ResponderExcluir
  3. Vc está certa Sandra e quanto ao que disse Nando tb concordo... que atire a primeira pedra!

    ResponderExcluir
  4. "De perto,ninguém é normal"Todos temos nossos momentos de loucura e de lucidez!!!

    ResponderExcluir