Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

domingo, 6 de junho de 2010

Confira!!!! Isso é muito interessante!!!!

Estava lendo uma matéria escrita por Mark Egan que falava da internet como um instrumento que está destruindo nossa mente. O que mais achei interessante é quando ele faz referência ao que Nicholas Carr escreve no seu mais novo livro "The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains" ("O que a Internet está fazendo com nosso cérebro"), argumentando que os últimos avanços da tecnologia nos tornou menos capazes de pensamento aprofundado, fazendo uma excelente comparação da leitura de um livro e informações contidas na internet.
No livro ele diz o seguinte: "Ler um livro é como encher a banheira com água a partir de um fluxo constante de uma torneira, com cada porção de informação sendo construída a partir da anterior. Em contraste, a Internet é um conjunto infinito de torneiras abertas ao máximo, nos deixando tomados de porções pequenas de informações desconexas para encher a banheira, o que torna mais difícil para a mente fazer as conexões necessárias que permitiriam seu uso posteriormente". "O que estamos perdendo é todo um conjunto de outras habilidades mentais (contemplação, introspecção, reflexão) aquelas que requerem não a mudança de nosso foco, mas a manutenção dele sobre um ponto. Não há espaço ou tempo para isso na Internet."
Seria muito bom se uma colega lesse esse post, pois um certo dia chegou pra mim e disse que não gostou do meu blog porque tinha muita coisa pra ler... rsrs.

Um comentário:

  1. Esse post é interessante... mexeu comigo

    Sempre estou ligado na net, e busco dela o máximo de informção que posso sobre os diversos tipos de coisas que me interessam...

    Lendo isso, lembrei-me de como eu usava a minha imaginação pra ver determinadas coisas, imaginar ambientes, construir conceitos pela leitura única de um livro, e refletir em cada coisinha que achava importante e que necessitava de uma atençãozinha especial...

    Agora vejo-me mais cercado de informações, posso checar várias coisas ao mesmo tempo para saber diversas opiniões, o que me limita no pensar e refletir sobre determinado assunto... tentar saber se discordo ou concordo com algo... "Em tantas páginas falam a mesma coisa, por que eu discordaria?"

    Se não cuidarmos e praticarmos a nossa criatividade, as nossas percepções, a nossa reflexão daquilo que estamos lendo, vamos acabar cada dia mais acomodados a sempre seguir opiniões escritas e não perceber que a informação que eu posso produzir é tão importante quanto qualquer post feito...

    A internet é uma importante ferramente de conhecimento, mas também é um terrível instrumento de atrofiação e acomodação do pensar, devido a facilidade na obtenção de informação...


    A dica do post é muito válida e é um bom alerta pra todo mundo (principalmente pra mim, [risos])

    Parabéns Ric..
    Continue sempre com esses posts bacanas.

    ResponderExcluir