Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tem pessoas que apreciam saborear uma boa "língua"!!!

Existe uma regra que é fundamental e ao mesmo tempo elementar na vida social, comunitária e coletiva: "cada qual se abstenha de falar mal dos outros". Esse post é dedicado a uma pequena parte do corpo que todos que usam a fala tem, a língua.
Vou deixar agora São Tiago falar através do seu evangelho com toda propriedade e saber: "Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo. Quando pomos um freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, governamos também todo corpo. Vede também os navios: por grandes que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados por um pequeno leme à vontade do piloto. Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grane floresta. Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade... A língua, porém, nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto cheio de veneno mortífero. Com ela, bendizemos o Senhor nosso Deus, e com ela amaldiçoamos os homens feitos à semelhança de Deus" (Tg 3,2-12).
O sábio Salomão já dizia "há tempo de falar e tempo de calar". Espero que os que maldizem a vida dos outros e fala o que não deve sobre as pessoas possam se conscientizar de que a língua só lhe foi dada uma e ouvidos dois. Que aprendam a ouvir mais e falar menos, principalmente se for calúnias e difamações.

Um comentário:

  1. Eu já ouvi muitas vezes isso..

    Mas acho que ninguém pensa dessa forma... falar mais sempre parece ser melhor do que escutar...

    Até mesmo escutar coisas que são importantes, nem damos ouvido, porque ouvir pode contrariar os nossos ideais e nos fazer mudar de opinião...

    Mas falar tem seu segundo ponto... Não exista coisa que posso trazer pior consequência do que o ato de falar... Isso pode ajudar na construção da vida de alguém, assim como na destruição da vida ou reputação de alguém...

    Por isso devemos sempre policiar nossas línguas e saber o momento certo de falar...

    E mais, a confiança pode ser facilmente despedaçada por essa pequena parte da anatomia corporal...

    Então, cuidado com as palavras é sempre bom...


    Mais um vez, sua dica é muito válida Richard...

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir