Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Um olhar observador ... uma ajuda inesperada!!!

Hoje gostaria de falar da atitude de um grande professor, na verdade um exímio professor, não só na arte de ensinar e na segurança de domínio do assunto, mas porque tem um lado que falta em muitos outros, o lado humano, compreensivo e sensível de um verdadeiro educador. Acabei de chegar de sua aula.
Há alguns dias eu faltei a sua primeira prova, não me achava em condições de ter feito aquele teste. Sei que deveria ter ido, era minha obrigação e ofício como aluno e estudante, mas corri esse risco e resolvi ficar em casa, não estava bem psicologicamente e sem ânimo para sair. Foi um dia terrível, aconteceram muitas coisas, mas tudo bem, o que quero focar é a atitude do professor.
Escrevi um email pra ele explicando tudo o que estava acontecendo, não como uma desculpa, mas para justificar a minha falta... normalmente não fazemos isso, mas ele merece... deixando claro que na próxima aula estaria pronto para responder uma nova prova se desejasse fazer. Fiquei muito feliz quando na resposta por email se mostrou sensível a entender o que estava acontecendo e que não me preocupasse, pois falaríamos depois sobre a prova. O interessante foi que disse palavras tão amigas, motivadoras e principalmente que sentiu muito a minha falta e que ficou preocupado. Teceu-me alguns lisonjeios e que acreditava em mim, pois já havia sido seu aluno e conhecia meu potencial. Foram palavras de alguém que estava de fato torcendo por mim e me acompanhando de verdade. Atitude que sempre estamos esperando das pessoas que estão conosco e que as vezes não a encontramos em "algumas" das quais gostaríamos de encontrar...rsrs.
Só hoje pude vê-lo e pessoalmente entreguei pra ele a prova que havia passado na sala. Respondi toda em casa, com pesquisa e com um tempo suficiente para respondê-la com precisão, entreguei e falei como eu havia feito, e que estava preparado para fazer uma outra na próxima aula... ele simplesmente me disse: "Confio em você. Vou levar sua prova respondida e não se preocupe... até a próxima aula".
Olha... não foi o fato de ter recebido a minha prova, mas o olhar de educador que tem por cada um de nós naquela sala. Deixou-me feliz e seguro... foi um tremendo exemplo, sinto que está de fato nos acompanhando de perto.
Resta-me dizer que precisamos observar mais as pessoas que fazem parte do nosso convívio, muitas vezes uma simples palavra de carinho, amizade ou até mesmo no silêncio, mas a proximidade, a presença pode fazer uma grande diferença e suprir uma enorme necessidade de alguém.

2 comentários:

  1. Sei muito bem o que é isso, alguém que você nem espera te dar uma palavra que carinho ou um olhar de compaixão!! Muito bom se sentir QUERIDO!

    ResponderExcluir