Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Meu vizinho é um PSICOPATA

Calma! ... Esse é o título do livro que ganhei de presente ontem à noite de uma grande amiga, inclusive fiz referência a esse presente no post anterior. A escritora e Ph.D. em psicologia Martha Stout desenvolveu esse trabalho depois de 25 anos de atendimento clínico.
Na leitura já estou entrando no terceiro capítulo e vou dizer... é impressionante e chega até a ser assustador o fato da estatística apresentada de que uma pessoa entre 25 é uma psicopata. Pode ser qualquer um, como uma nota que saiu no newsweek dizendo que pode ser seu chefe cruel ou o ex-marido louco, mas quando lemos as características acrescento que pode ser seu amigo(a), vizinho, um conhecido e até um colega de trabalho. Passam desapercebidos, pois não mostram nada de tão diferente da gente até conhecermos suas características, sem falar que não são somente os violentos homicidas e serial killers, podem ser completamente opostos a tudo isso.
O problema é chamado hoje pelo nome de "Transtorno da Personalidade Antissocial" e tem como chave a "consciência", conhecida como o 7º sentido. O livro na verdade é uma reposta à pergunta "Qual a vantagem de ter consciência?".
Muitas são as características que nos ajudam a reconhecer, mas duas chamaram-me muita a atenção, são livres de repressões interiores e possuem capacidade intelectual necessária para se tornarem o que quiserem sem se deixar perturbar pela aquela incômoda voz interior que impede as outras pessoas de alcançar o sucesso. Reúnem traços que geralmente atrai as pessoas, são sedutores, tem um charme especial, um certo brilho, carisma, espontâneos, envolventes, chegam a serem sexy e até divertidos, sem falar que podem fazer absolutamente qualquer coisa.
Sei que ainda vou encontrar muita coisa interessante nesse livro e na medida do possível estarei participando aos leitores desse blog, mas gostaria de terminar esse post com uma frase de Voltaire que diz "As mentes diferem ainda mais que os rostos". Estou vendo esse livro como um manual de identificação das pessoas que podem nos causar muitos sofrimentos. Fica aí a dica para quem se interessar e quiser adquirir.

4 comentários:

  1. Depois quero ler esse livro...

    É muito interessante a questão da mente... tudo o que fazemos está relacionado a mente. Nosso eu, nossas ambições, nossas vontades e virtudes, todas começam no pensar, no agir da mente.

    E daí movimentamos no mundo, ou escondemo-nos, mas é a mente que nos proporciona a interação com o meio... O comportamento humano é curioso, mas ao mesmo tempo fascinante...

    Adorei o post...

    Abraço Richard

    ResponderExcluir
  2. Interessante mesmo esse assunto sobre os psicopatas um dos problemas das grandes cidades hoje. No meu ponto de vista esse problema se agrava ainda mais devido à competitividade hoje no mercado de trabalho, e da própria cobrança da sociedade, e principalmente pela perdas dos valores hoje da sociedade em respeita o espaço de cada um.

    João

    ResponderExcluir
  3. Nossa quantos livros você esta lendo no momento?Pelo que notei, pelo menos dois livros!!!Ou você já terminou de ler o anterior?!kkkkkkkkk

    José

    ResponderExcluir
  4. vc tem razão... as vezes leio até 3 paralelamente, dependendo da obra, quando possue capítulos independentes, leio salteando... somente temas de meu interesse e intercalo com outro... acho que cada um tem um estilo de fazer as coisas e eu nas minhas leituras sou assim. Acho que o mais importante é está lendo, até pq também estudo e inevitavelmente estarei lendo outras coisas também, mais uma coisa eu garanto a você, quando eu terminar os dois te farei um resumo deles, aí vc decide... se quiser comprar pra confeir fique à vontade, caso não queira poderá confiar no resumo... serei fiel à toda à obra. Os livros que estou lendo é este do post e MARIDO E PAI de Dan Day da Casa Publicadora, esse último só leio o que mais me chama a atenção, pois hoje não sou mais marido pq estou separado, mas ainda sou pai e só busco os capítulos que falam de experiências para me auxiliar com minha filha. Ah!... tenho dois novos cheirando a leite que também ganhei, talvez não espere terminar o que fala sobre psicopata para verificar algumas coisas neles... rsrs, mas pode ter certeza, eu vou terminar todos. Adoro ler!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir