Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A crítica cautelosa e construtiva é uma arte!!!

Saber elogiar é uma arte e tudo que é preciso ser elogiado, sem hipocresia, merece o lisonjeio. O que acontece é que a crítica parece ser uma atitude mais fácil de ser exercida por todos nós. É nesse ponto que muitas vezes pecamos, pois nem sempre estamos preparados para analisar, de fato, o que estamos criticando. Devemos ser muito cautelosos e se possível está sempre buscando um motivo para o elogio, procurando nas pessoas e no que elas fazem o lado bom e positivo de toda a proposta.
Ser severo com o erro ou extremamente indulgente com a pessoa que errou não despertará nela o desejo de recuperar-se ou tentar novamente, ou ainda rever o que foi feito ou dito. Agora, não devemos também ter medo de reconhecer os próprios erros e sempre que possível voltar atrás e tentar novamente. Tem uma frase bastante conhecida que expressa justamente tudo isso, "Errar e reconhecer o erro é uma conquista, mas errar e perseverar no erro é uma derrota". Baseado nisso é que a crítica deve ser construtiva, na sua grande maioria mostrando somente onde se pode melhorar, pois tudo depende da maneira de como se encara as coisas.
Nunca esqueça de que julgar a responsabilidade do outro é uma tarefa que requer muita sabedoria, e principalmente porque exige a integridade de quem a julga sobre o que está sendo julgado.

Um comentário: