Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Que tal jurarmos Amizade Eterna?

Carrego um pequeno dicionário há mais ou menos uns 12 anos do Silveira Bueno, acredito que não é muito por amizade mais por está sempre no meio das minhas coisas, e por não se encaixar muito bem nas prateleiras está sempre à vista, e como sempre precisamos de um dicionário com ele não sinto necessidade de outro. Está velho e fedorento, já descobri que faltam 33 páginas, mas não é dele que quero falar. Segundo o dito cujo, amizade - e essa é uma página que não está faltando - significa afeição, simpatia, amor, dedicação, benevolência... Você tem um amigo de verdade? Sente que ele tem todos esses sentimentos por você? Pare um pouco e procure essa pessoa na sua mente.
Nesse momento proponho conhecermos algumas frases de pessoas muito conhecidas e famosas no mundo literário de todos os ramos que escreveram sobre amizade, retirei as frases de uma coletânia chamada O Livro do Sucesso organizada por Richard Shea. Algumas são: "Não tenha amigos que não lhe sejam iguais" (Confúsio, filósofo chinês); "Não escolha para seus amigos e conhecidos mais familiares aqueles que são de uma condição ou qualidade muito acima da sua" (Matthew Hale, jurista inglês); "Os negócios, conforme você sabe, podem lhe trazer dinheiro, mas a amizade raramente o faz" (Jane Austen, escritora inglesa); "Considero como perdido o dia em que não faço uma nova amizade" (Samuel Johnson, escritor inglês); "Consulte seu amigo sobre todas as coisas, especialmente aquelas que dizem respeito a você mesmo. O conselho dele pode vir a ser útil nos pontos em que o amor por si mesmo possa vir a prejudicar seu pensamento" (Lucius Annaeus Seneca, escritor romano); "Na medida em que amamos, servimos; na medida em que somos amados por outros, chegaria a dizer que somos indispensáveis. e homem nenhum é inútil enquanto tiver um amigo" (Robert Louis Stevenson, escritor escocês) . Acho que chega.
A pergunta não é se tem amigos, mas ... Você se sente amigo(a) de verdade de alguém? Sente todo esse sentimento com propriedade por alguma pessoa? Confiaria ao ponto de dá a senha do seu orkut, email, facebook, e coisas desse tipo? Seria capaz de receber uma crítica ferrênia e entender que precisava dela sem ficar zangado? Estaria pronto(a) pra largar o que está fazendo agora e socorrê-lo(a)? Faria tudo isso pela pessoa que pensou a alguns segundos atrás? Talvez tenha respostas positivas, mas se ficou na dúvida seria bom ler mais essa frase "Se um homem ou uma mulher não consegue ser amigo verdadeiro de alguém na vida, logo se descobrirá sozinho" (Samuel Johnson, escritor inglês). Agora pare um pouco e veja se consegue enxergar na mente alguém de quem você é verdadeiramente AMIGO(A). Espero que não se depare com um vazio!!!!

4 comentários:

  1. Não tenho palavras pra descrever o que senti ao ler isso...

    Ao pensar nas palavras escritas, nos pensamentos expostos, no que isso significa pra mim...

    Sinto me tão feliz porque eu sei que tenho um amigo, e esse amigos sabe que eu sou seu amigo...

    É um contentamento incontido... algo que transborda...

    Sem palavras... pq não sei como descrever...

    Abraço..

    ResponderExcluir
  2. Amigo!! Muito bem escrito sobre o tema amizade. Adorei... Fico feliz sabendo que mesmo de tão longe pude encontrar um amigo sensível e que consegue expor seus pensamentos através de encantadoras palavras.
    Continue... Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  3. adorei ler isso aqui. tenho sim um amigo do coração q nem precisei esforçar minha mente pra lembrar.. aliás a gente já jurou amizade eterna como propõe o tema.. sensação boa é essa de saber q temos grandes amigos.

    vc é tbm um grande amigo q qro ter sempre perto de mim, viu? rs

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo!!!! gostei do texto.....eu tbem tenho esse amigo...q pode contar comigo sempre...rsrsrsrs (ruth)

    ResponderExcluir