Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Três necessidades numa relação interpessoal!!!!

Silvino José Fritzen, escreveu um livro intitulado por Relações Humanas Interpessoais e em um dos seus textos ele faz referência sobre as pesquisas realizadas por William Schutz descrevendo sobre a necessidade que temos de nos relacionarmos com as pessoas. Achei muito interessante as três principais necessidades abordadas por ele no que se refere a relações interpessoais: A necessidade de inclusão, controle e afeição.
A inclusão se dá quando nos sentimos aceitos, integrados, valorizados por aqueles aos quais nos aproximamos, nos unimos. É aí que nos damos conta se estamos no caminho certo, se estabelecemos confiança mútua, a sensação do pertencer, do fazer parte, sendo isso um pré-requesito indispensável. Uma vez satisfeita essa necessidade tende a enveredar para a influência e o controle. Cada um deve ser responsável por aquilo que realiza, fala e faz na relação, onde entra em jogo as atividades, os objetivos e cada progresso desenvolvido ao longo do tempo. É válido ressaltar que aqui nem sempre as decisões e o comando parte de uma só pessoa, pois as vezes nos encontramos em funções diferentes e em circunstâncias também diferentes... na verdade, temos que nos sentirmos à vontade quando a mudança ou a ação não esteja sendo promovida por nós.
O mais interessante desse processo é o fato de que depois de tudo isso nos confrontamos com as necessidades emocionais e de amizade na relação, a satisfação da aproximação, do respeito, do carinho, da cumplicidade, do sentir-se bem. A segurança de ver o outro e gostar de estar com o outro pelo que ele é e não pelo que tem ou pode oferecer. É a sensação do apoio, do suporte, da companhia. É a liberdade de poder expressar o que verdadeiramente sente em relação ao outro e de si mesmo, ter uma comunicação aberta e honesta.
O certo é que em qualquer nível das relações, seja a amizade ou o relacionamento amoroso, se for saudável e estiver nos dando prazer, alegria e satisfação é bom investir, perseverar, curtir, viver.

Um comentário: