Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

domingo, 23 de maio de 2010

Você se considera uma pessoa Persuasiva?

Já é fato, o homem é um ser muito influenciável e que suas idéias e opiniões podem ser mudadas. Entra em ação o poder persuasivo das palavras, cuja arte é conhecida desde os primórdios da criação humana. O dicionário dá como uns dos significados da palavra persuasão "levar a crer, a aceitar, induzir". Você se considera uma pessoa persuasiva? Já conseguiu fazer alguém mudar de idéia ou induzir a fazer aquilo que desejava que a pessoa fizesse? Você é uma pessoa que influencia ou percebe ser mais influenciada?
Eu seria injusto se falasse sobre esse assunto e não referenciasse o livro de Michelson Borges, Nos Bastidores da Mídia, pois não existe um livro que escancare melhor esse poder. Ele coloca no livro quatro leis que acredita ser as que norteiam esse processo de convencimento: Lei da simplificação e do inimigo único, Lei da ampliação e desfiguração, Lei da orquestração e Lei da transfusão. Para entenderem melhor essas leis, elas se caracterizam em, respectivamente, concentrar sobre uma única pessoa as esperanças do campo a que pertence ou o ódio pelo campo adverso, o exagero que coloca em evidência o que é favorável aos seus objetivos, a infatigável repetição daquilo que se julga ser principal e jamais se deve contradizer a pessoa frontalmente, mas de início declara-se de acordo com elas.
Isso acontece muito nas técnicas que aprendemos em vendas. Eu, por exemplo, lembro-me que fui trabalhar uma vez em Belo Horizonte vendendo literaturas e a princípio fiquei meio temeroso pq os livros e revistas que manuseávamos tinham preços "salgados". Participei de um treinamento, e foi dado a cada um de nós técnicas de como convencermos as pessoas a comprar... fiquei surpreso como funcionava, e principalmente como toda aquela experiência me abriu os olhos mostrando o quanto somos influenciáveis. Vendi muito, o bom é que o conteúdo dos livros e revistas compensavam o preço. Tenho certeza que as literaturas deixadas por lá mudou a vida de muitas pessoas para melhor... não tenho a menor dúvida disso, até pq já tivemos depoimentos dessas transformações maravilhosas. O fato é que a persuasão tem suas trilhas e para cada objetivo seus caminhos a percorrer nas palavras, e também nas maneiras de se portar e gestos no momento do uso de cada uma delas.
Sabe meus amigos e leitores desse blog, talvez esteja aqui a estratégia infalível de persuasão. Não sei como um dia poderá precisar para atingir ou conseguir alguns objetivos, mas espero que a técnica seja sempre usada para que o benefício seja mútuo e nunca com o intuito de prejudicar alguém. O poder de persuasão nem sempre está nas palavras, pois a imagem, os cheiros e os sons tem efeitos infalíveis quando usados da maneira correta.

Um comentário:

  1. O poder de persuasão é algo que foge além da nossa compreensão. Eu chamaria de um dom que não é dado a muitos. Mas quem o ganha e sabe utilizá-lo pode conquistar grandes coisas na vida.
    Mesmo que lhe mostrem instrumentos ou as maneiras de como se conseguir algo, se a pessoa não possui esse talento fica meio complicado de se executar com perfeição.
    Considero-me persuasivo. Houve em determinadas ocasiões em que tive que de fato usar os meus talentos para não me sair prejudicado em determinada situação, mas nada que pudesse destruir conceitos ou ferir as pessoas.
    Foi algo simples, mas que trouxe-me benefício irrecuperável.
    Ser persuasivo não é simplesmente convencer quem você quer a fazer determinada coisa ou tudo o que você quer, mesmo porque nem todo mundo pode ser convencido de maneira tão fácil.
    É saber aproveitar as oportunidades certas, entender o que se passa e impor a sua visão sem que haja uma percepção, pela parte do outro, da sua real intensão.

    Muito interessante o post Richard...

    Abraço

    ResponderExcluir