Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que enxergamos em vc é o mesmo que carrega por dentro?

Ontem estava lendo um artigo que falava sobre a "Esterilização de Ideologias Religiosas". Achei muito interessante como os autores do artigo, Roger Finke e Rodney Stark, discorreram sobre o que está acontecendo com o liberalismo protestante. O que me chamou mais a atenção foi o significado que deram pra essa palavra, esterilização, quando mostram que o interesse para conquistar novos adeptos levou muitas denominações a renunciar suas bases, as doutrinas que deram origem aos ideais daquele grupo, mudando ao longo do tempo completamente a sua estrutura ideológica.
Foi lendo esse artigo que tentei fazer uma relação desse abandono, dessa disposição de transformar-se em outra coisa tendo como fundamento a necessidade, dessa verdadeira "esterilização" do "eu", com o que acontece com muita gente. Algumas pessoas por se sentirem muitas vezes numa situação de desconforto, por não terem atingido certos objetivos, pela perda de pessoas amadas, por uma relação frustrada, até mesmo o sentimento de solidão, da dificuldade de fazer amigos... começam a fazer, agir e pensar maneiras e tomar atitudes que distanciam do seu verdadeiro eu, como se entrassem num caminho onde a camuflagem poderá trazer-lhes "benefícios" e preenchimento ao vazio que sentem.
Vocês já conheceram alguém que aparentemente era a pessoa ideal para ser seu par romântico, seu melhor amigo ou amiga, seu grande exemplo de pessoa ou até seu ideal de homem ou mulher... e de repente foi tomado(a) por uma decepção tamanha que chegou a te fazer muito mau? A pergunta tem muita relação com o que essas pessoas se tornaram ao longo do tempo, como elas esterilizaram seu carater com o passar dos dias. Acredito que essa relação está baseada no fato de não conseguirem encarar o que verdadeiramente são e por isso acham menos doloroso viver fingindo e camuflando o jeito de ser e fazer, sem saber que a única coisa que vão conseguir é a provável e certa decepção das pessoas que cativaram e atraíram, mostrando ser pessoas que não são... e tudo é uma questão de tempo.
O post é só um apelo à reflexão para que possamos sempre ser autênticos, principalmente com as pessoas que amamos e que sempre estamos lutando para estarem do nosso lado. Que possamos mostrar sempre o nosso verdadeiro eu, as qualidades mais não escondendo os nossos defeitos, pois assim conseguiremos o amor e a admiração verdadeira das pessoas a quem temos como importantes pra nós... é dessa relação verdadeira entre as pessoas, cada uma enxergando o que a outra é de verdade, que construimos sentimentos nobres, sinceros e verdadeiros como o de amizade e amor genuínos.

3 comentários:

  1. Quando se fala em autenticidade eu lembro muito da minha visão como indivíduo durante boa parte da minha vida...

    Viver mascarado parece ser tão mais fácil, tão mais atrativo. Porque assim você age de uma forma, conquista pessoas, mas ao mesmo tempo pode ser outra (você mesmo)sem que ninguém note... E assim constrói um certo prazer em seguir conceitos aceitos e conceitos próprios.

    Mas o problema é o engano. Isso é frustrante... Quando você se depara com situações em que tem que decidir, sigo o meu eu, ou continuo mascarado?

    O problema é: como retirar a máscara sem causar danos psicossocias em outras pessoas e em si próprio?

    Afirmo que é impossível...

    Então é preferível que se viva o seu próprio eu, a sua maneira de pensar e mostre que você é alguém interessante e especial por ter características próprias, e assim acostume os membros do seu meio a gostarem e a aceitarem a sua pessoa da forma que é, do que se posicionar mascarado e depois tentar tirar a máscara...

    Assim não existem danos e ninguém vai se decepcionar com espectativas falsas, porque elas mesmas não foram construídas...

    Parabéns Ric... Excelente post

    ResponderExcluir
  2. nem sempre as pessoas merecem ver nosso verdadeiro eu, pois elas sofreriam muito e isso é ser injusto com os outros. Acho que você quer ser bonzinho de mais e termina magoando as pessoas muito mais do que os outros.Talvez você esteja se escondendo mais do que pensa.Relaxe.Ninguem é culpado pelas suas expectativas.Você parece frustrado.

    ResponderExcluir
  3. Como vc é contraditório(a)!... e isso já fica claro em tão poucas palavras, mas MUITO OBRIGADO por ler meu blog, seus comentários serã sempre de extrema importância pra mim... por favor, continue lendo!!!!

    ResponderExcluir