Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Você é do tipo que sempre quer ter razão?

Cada pessoa admite ter sua razão ou seu senso racional. Nem sempre a razão de uma pessoa é o sinônimo da verdade ou de uma lógica, pois quantos admitem terem razão, mesmo sabendo que estão errados, do mesmo modo muitos outros acusam e afirmam terem a razão para se beneficiarem diante de determinadas circunstâncias e ainda uma outra grande parte evitam ter a razão para continuar trilhando o erro, mesmo que desperte a consciência.
Acredito ser a razão o sinônimo do sentido correto, de um único caminho... ou você tem razão ou não tem... é não ter duas saídas, não possuir dois pesos e duas medidas. O que acontece de verdade é que muitos desconhecem a razão por estarem envolvidos com os interesses individuais e nunca admitirem que a sua realidade pode está inserida dentro de um campo ilusório, preferindo viver no egoísmo do que expor a verdade acima de qualquer situação.
A razão desperta a crítica, o conhecimento, a justiça, a fé, a criatividade, o amor, a paciência, a caridade, o perdão entre tantos outros caminhos que nos fazem crer que tudo na vida tem um sentido. Baseado nisso gostaria de deixar uma frase escrita por Otto di Beltrão que acredito encaixar no que estou querendo dizer "A humanidade deve reavaliar os seus hábitos, atitudes, sua postura como um ser dito racional que percebe e conhece a diferença entre o bom e o ruim, entre o que é escuro e o claro, entre o gosto do sal e do açúcar, por possuir a clareza de um sentido admissível".
Que a razão não seja uma afirmação egoísta e pessoal de nosso querer, mas a expressão do discernimento de quando verdadeiramente estamos com ela ou não.

3 comentários:

  1. Sim... eu achava que eu sempre tinha razão... até o dia em que comecei a fazer psicologia e a minha visão começar a mudar...
    E ainda está em processo de mudança...
    hehehe

    ResponderExcluir
  2. Mas, complementando o relato anterior... A visão subjetiva sobre seus próprios conceitos do que seja certo ou errado atrofia muitas vezes nossa capacidade de respeitar e aceitar que não existe uma verdade absoluta...
    Não existe um conceito que você possa julgar extremamente verdadeiro...
    O que pra mim pode ser verdadeiro, pra outros pode ser algo ilógico... mas não deixa de haver razão ou verdade nisso...
    O fato não é quem tem razão... Todos temos razão, a partir da nossa interpretação dos fatos...
    Não podemos impor algo a alguém e dizer que isso é certo e somente isso deve ser seguido...
    Cada qual tem a sua maneira de ver de enxergar... existem vários caminhos que podem chegar a um determinado lugar...
    Se eu por acaso digo que azul é vermelho e eu acredito nisso, a minha razão consiste nessa afirmação, mesmo que ela esteja deslocada do padrão comum...
    Então... o respeito pela razão do outro é um fator importante que merece nossa observação...
    Eu creio assim...

    ResponderExcluir
  3. Valeu rony por sempre comentar meus post... vc é mesmo um grande pensador... rsrss... adoro seus comentários. obrigado.

    ResponderExcluir