Queridos Internautas, amigos e amantes dessa
proposta, espero que esse espaço seja sua
verdadeira identidade.
Esse é um BLOG feito especialmente pra você!!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A que nível de INTIMIDADE você consegue chegar na sua relação?

Morar na mesma casa, dividir pertences, encontrar-se com regularidade não significa ter intimidade. No entanto compartilhar experiências, sentimentos, idéias, lembranças e as coisas do seu interior, não só os sentimentos prazerosos, mais também os difíceis de serem compartilhados como raiva, medo e outros desconfortáveis conceitua melhor esse estágio fundamental que deveria permear as relações.
Uma relação de intimidade (amizade, namoro, casamento, etc) só se estabelece se as pessoas aceitarem o mundo emocional do outro em jogo, permitindo que o diálogo ocorra principalmente sobre as atitudes que não gosta um do outro para que possam se posicionar de maneira a respeitarem as diferenças existentes.
O ato de se expor, a sinceridade e a autenticidade são essenciais para o estabelecimento da intimidade na relação, pois sem tais condições a relação fica adornada de segredos e tende a fadar e empobrecer, impedindo que as pessoas envolvidas se conheçam com mais profundidade. Essa sociedade competitiva em que vivemos tem nos tornado pessoas mais exigentes, tanto com relação às outras pessoas como com a gente mesmo.
Será que vale mesmo a pena proteger-se tanto, preso no seu mundo, na sua redoma, seguro e solitário do que arriscar um pouco e deixar ser mais visto por alguém que está envolvido com você numa relação de sentimentos. Talvez você poderá descobrir, mesmo significando um pequeno desconforto, um incômodo por se mostrar mais, que será mais saudável para a relação, despertando assim a confiança e segurança de saber com quem verdadeiramente você está, e claro, a mesma certeza na cabeça da outra pessoa.
Pense bem se é interessante passar o tempo todo numa relação dialogando consigo mesmo e tentando fazer com que a outra pessoa pense como você. A intimida acontece de verdade quando a solidão do mundo fechado se rompe diante da percepção das diferenças entre as duas pessoas envolvidas. Que você tenha um relacionamento muito mais feliz a partir de agora!!!

2 comentários:

  1. Acho que a confiança é algo fundamental pra que exista de fato uma relação, tanto de amizade quanto amoroza...

    Ótimo post Ric..

    ResponderExcluir
  2. CONFIANÇA E ADMIRAÇÃO, fatores importantes pra um relacionameto(de amizade ou de amor), sem isso nada vai pra frente, pois precisamos entender o que passa com a pessoa pra poder se divertir com ela ou ajudar, pra ter uma relação saudavel!

    ResponderExcluir